POSSE DO NOSSO VENERÁVEL MESTRE
NA
ACADEMIA MAÇÔNICA DE LETRAS DE OLINDA.
Após terem sido cumpridas as formalidades regulamentares, a Academia Maçônica de Letras de Olinda, aprovou o nome do nosso Ir.·. José Rodrigues Silva Júnior, para compor aquela instituição maçônica de letras, que tem como finalidade a pesquisa, o estudo e o desenvolvimento de atividades no campo cultural e literário, entre tantas outras.
Finalmente, no último dia 28 de outubro de 2005, próximo passado, às 19:30 horas, no Prédio do Instituto Histórico de Olinda, situado na Praça da Preguiça, naquela centenária cidade, onde funciona a ACADEMIA MAÇÔNICA DE LETRAS DE OLINDA, foi empossado o Venerável Mestre da A.'.R.'.L.'.S.'. Estrela do Pajeú nº 3549, o nosso Ir.·. JOSÉ RODRIGUES SILVA JÚNIOR, na Cadeira nº 18 daquela Academia, a qual tem como Patrono o Ir.· JOSÉ DO PATROCÍNIO que foi uma figura de destaque no tempo do nosso Brasil Império pelos seus posicionamentos em favor do fim da escravatura e como maçom pertencente ao nosso Grande Oriente do Brasil. Outros dois IIr.·. maçons também foram empossados nesta mesma oportunidade.
A sua toga e a sua medalha, foi-lhe entregue pela sua genitora, a sra. Hosana Rodrigues, que lá compareceu para prestigiar o seu filho nesse momento histórico para a sua vida, onde o seu progresso maçônica está cada vez mais se consolidando no seio da Maçonaria Pernambucana e Brasileira, em face da envergadura do momento.
O momento em que a genitora do nosso Ir.·. colocava a sua toga e a sua medalha, vendo-se ao fundo, o Presidente da Academia, o Acadêmico Vasconcelos. (O primeiro da esquerda, na segunda fotografia) |
O Diploma de Sócio foi-lhe entregue pelo seu padrinho na referida Academia, o Poderoso Ir.·. Alarico Antônio Frota Mont'Alverne, Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente de Pernambuco que, como membro ativo dessa entidade, esteve presente para prestigiar o momento. Inúmeras autoridades maçônicas, civis e militares estiveram presentes, além de familiares dos três novos Acadêmicos, que de tudo assistiram e participaram.
Fotos tomadas no ato da posse do Ir.'. José Rodrigues, já na qualidade de Acadêmico.
Nesta foto, o Pod.·. Ir.·. Acad.·. Alarico Mont'Alverne |
Discurso do Acad.·. José Rodrigues |
O Acad.·.José Rodrigues ladeado pelos AAcad.·. Vasconcelos e o Grão-Mestre Adjunto do GOPE, o Ir.·.Alarico Antonio Mont'Alverne |
Acad.·. José Rodrigues e sua genitora |
Nesta mesma oportunidade, o Acadêmico Edival Gomes da Costa, fez a apresentação do panegírico do Patrono da sua Cadeira nº 20, o nosso Ir.'. o Bispo Azeredo Coutinho, cujo nome completo era D. José da Cunha de Azevedo Coutinho. Esse trabalho consistiu numa verdadeira obra de arte literária e, pela apresentação da mesma foi muito ovacionado.
Em seguida, o escritor e historiador Carlos Bezerra Cavalcanti, que é Coronel da nossa Polícia Militar de Pernambuco, proferiu uma riquíssima palestra sobre o seu livro recém lançado que tem o título OS PIONEIROS DE PERNAMBUCO - A CAPITANIA QUE DEU CERTO, tendo-se estendido em fatos históricos da nossa pernambucanidade que enlevou a todos os presentes. Adiantamos que o Carlos Bezerra Cavalcanti é olindense, pós graduado em capacitação pedagógica, professor de História Geral, do Brasil e de Pernambuco, é membro do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco, membros das Academias Recifense e Olindense de Letras, do Centro de Estudos de Histórica Municipal, da União Brasileira de Escritores, do Instituto Histórico de Olinda e da Academia de Arte, Letras e Ciências daquela cidade. Pretende, a Loja Maçônica Estrela do Pajeú, trazer esse expoente das letras, das artes e da história à nossa Afogados da Ingazeira, para fazer uma palestra para a nossa sociedade afogadense e da região, principalmente par os nossos estudantes universitários, trazendo os seus conhecimentos históricos que tanto engrandecem a sua pessoa e o nosso Pernambuco.
Os OObr.·.da Loja Maçônica ESTRELA DO PAJEÚ nº 3549 parabenizam o seu Venerável Mestre, o Ir.·. Acadêmico José Rodrigues Silva Júnior, por mais esse degrau alcançado no seio da maçonaria pernambucana, almejando-lhe muitos sucessos, ao tempo em que imploram ao Grande Arquiteto do Universo, o nosso Deus, que o ilumine cada vez mais, aumentando cada dia que passa, a sua postura e ações de pessoa sincera, humilde e temente a Deus que procura a harmonia pela sua tolerância, com o fim de que possa, cada novo dia que surge, aperfeiçoar-se e transmitir-nos os seus ensinamentos maçônicos alcançados meritoriamente.
SALVE, O NOSSO VENERÁVEL MESTRE!!!!!