O DIA DO MAÇOM
A nossa Augusta e Respeitável Loja Simbólica ESTRELA DO PAJEÚ nº 3549, comemorou de forma solene e festiva, no dia 20 de agosto p.passado, a passagem do DIA DO MAÇOM, o dia do Grande Oriente do Brasil, com uma Sessão Especial previamente convocada para essa grande finalidade.
A Sessão realizada foi aberta ritualisticamente e, na ocasião da Ordem do Dia, foi dada entrada ao recinto do nosso Templo, a todas as pessoas presentes, tais foram, as nossas cunhadas, os nossos sobrinhos, convidados e todos os jovens apejotistas que compõem o nosso Núcleo Alfa FREI CANECA Nº 56.
Foi uma Sessão Solene Pública Especial, realizada em cumprimento ao que determina a nossa Constituição Maçônica Federal, sendo explicado a todos os presentes, os motivos que levaram o Grande Oriente do Brasil - GOB, a instituir essa data 20 de agosto, como sendo o Dia do Maçom.
Tudo isto deu-se pelo fato de o primeiro grito de Independência do Brasil ter ocorrido numa Sessão conjunta das Lojas Comércio & Artes, União e Tranquilidade e Esperança de Nicteroy, - Lojas estas que deram origem ao GOB, - realizada no 20º dia do sexto mês do calendário maçônico que era utilizado pelo Grande Oriente do Brasil que, pensava-se correspondia ao dia 20 de agosto de 1822.
Essa data foi colocada na Constituição Maçônica Federal do Grande Oriente do Brasil, por um erro cometido pelo nosso então Grão-Mestre BARÃO DO RIO BRANCO, em sua cronologia dos eventos maçônicos acontecidos à época da Independência,esquecendo-se de que o nosso Grande Oriente do Brasil utilizava o Calendário hebráico na colocação das datas nas suas atas. À vista desse calendário, acertaram-se as datas e foi visto que essa Sessão realizou-se, realmente, no dia 09 de setembro de 1882, data essa que correspondia, na realidade, ao vigésimo dia do sexto mês.
Porém, meus Ir.'., a data já estava fixada, determinada e aposta na nossa Constituição Federal, como já dito acima e foi seguida, também, por todas as Obediências que foram originadas de Lojas que se afastaram do Grande Oriente do Brasil, a exemplo das Grandes Lojas, em 1927 e dos Grandes Orientes Independentes, no ano de 1972.
Claro está, que a história que a maçonaria fez no Brasil, todos os seus Grãos-Mestres, todos os feitos aqui realizados, foram executados exclusivamente pelo Grande Oriente do Brasil, como ainda hoje soe acontecer, pois tem tomado a frente dos grandes acontecimentos que envolve a nossa Pátria.
Estas são as razões históricas da fixação dessa data, o dia 20 de agosto, - como sendo o Dia do Maçom.
Salve todos os maçons existentes no Universo. Salve todos os maçons do Brasil. Salve todos os maçons do Grande Oriente do Brasil. Salve todos os maçons integrantes da nossa Loja, a Loja Estrela do Pajeú, esta estrela que cada dia brilha com mais intensidade, tornando-se mais radiante, pois conta com a graça, a Luz e a proteção do nosso Supremo Arquiteto do Universo, o nosso Deus-Todo-Poderoso!!!
Agradecemos a presença maciça de todos os nossos OObr.'. que compareceram à esta Sessão Especial, bem como a todos os componentes do nosso amado NÚCLEO ALFA "FREI CANECA" Nº 56, da Ação Paramaçônica Juvenil do GOB, os quais tiveram à sua frente a dinâmica e dileta sobrinha Thaiane Siqueira, que é a Ductor do Núcleo, que é a sua Presidente.
Vejam algumas fotos dos apejotistas, que fizeram questão de serem fotografados para um registro para a posterioridade:
Salve o Grande Oriente do Brasil, neste dia que lhe é dedicado!
Salve todos os Apejotistas integrantes do Grande Oriente do Brasil!!!
Salve todos os Maçons!!!
Salve todos os Maçons integrantes da ARLS Estrela do Pajeú nº 3549