N Ú C L E O     A L F A

"F R E I     C A N E C A"

A P J  -  G O B

(Vinculado à Loja Maçônica Estrela do Pajeú)

             Esta Of.'., por unânimidade, resolveu cumprir as determinações contidas na nossa Constituição Federal, no sentido de fundar e dar pleno apoio a um Núcleo da Ação Paramaçônica Juvenil - APJ, no nosso Or.'. e sob a responsabilidade direta da nossa Loja, a Aug.'. e Resp.'. Loj.'. Simb.'. ESTRELA DO PAJEÚ Nº 3549.

             Os primeiros acertos aconteceram no último dia 20 de janeiro de 2005 da E.'. V.'., quando das solenidades do primeiro ano de fundação e de atividades maçônicas da nossa Loja, onde, com a presença do nosso Grão-Mestre Estadual, o Emin.'. Ir.'. JOSÉ MARCELO BRAGA SOBRAL, que nos trouxe todo o apoio necessário vindo do nosso Grão Mestre Geral,o Soberano Ir.'. LAELSO RODRIGUES.

             E, nada mais oportuno do que a visita que recebemos nessa oportunidade, do sobrinho Robson, Ductor do Núcleo Alfa Soberano Laelso Rodrigues - APJ-GOB, do Or.'. do Recife, deste Estado de Pernambuco e vinculado à ARLS Vigário Bartolomeu Fagundes , que veio acompanhado de alguns sobrinhos e sobrinhas.

         A Ação Paramaçônica Juvenil, denominada simplesmente de APJ, é a única instituição de âmbito nacional criada pela maçonaria e é destinada à formação dos nossos filhos, dos nossos sobrinhos, primos e primas, abrangendo ambos os sexos. O movimento apejotista tem como fim principal,  como seu objetivo, desenvolver nos jovens o espírito de unidade e trabalho em equipe, a tendência à camaradagem, ao companheirismo, à lealdade nas competições, à coragem ante os desafios, despertando-lhes a consciência da responsabilidade, perante si próprios e o próximo, diante da família, da comunidade, da nação e do mundo. Que adotem atitudes e comportamentos dignos, procurando descobrir o senso do dever e os caminhos em que se cuide de preservar os rumos e os destinos da Nação, exemplificando e testemunhando que o bem geral tem precedência sobre o bem particular, e possam, na idade adulta, tornarem-se pessoas úteis, polidas, respeitadas, livres e de bons costumes,verdadeiros cidadãos prontos para transformar e proporcionar dias melhores à nossa Sociedade.. 

             Por ato do Ven.'. Mestr.'. desta Of.'., o M.'.I.'. JOSÉ RODRIGUES SILVA JÚNIOR, foi criado o referido Núcleo da Ação Paramaçônica Juvenil da ARLS Estrela do Pajeú, tendo sido designado, nesta mesma ocasião, o Ir.'. Expedito Pereira Campos e a cunhada Nadja Rejane de Sá Barreto Alencar Oliveira, esposa do nosso Ir.'. Kléber,  para serem os PRECEPTORES da nossa Loja junto ao referido Núcleo Alfa  FREI CANECA - APJ-GOB, tendo os mesmos a responsabilidade de participarem de todas as reuniões do referido Núcleo Apejotista, sendo o elo de ligação entre o mesmo e a nossa Loja.

O Ductor Robson, com os futuros apejotistas (clique na imagem para ampliar)

 Finalmente, no último dia 19 de fevereiro de 2005, na sede da nossa Loja situada na Rua Barão do Rio Branco, nº 178 - 1º andar, compareceram aproximadamente 40 (quarenta) jovens de faixa etária situada entre 07 e 18 anos, acompanhados de seus pais, receberam as devidas explicações e orientações sobre o que significa o movimento apejotista para o futuro dos nossos filhos, os quais receberão orientações de como proceder para tornarem-se os futuros cidadãos de nossa terra, livres e de bons costumes.

            Compareceram do Or.'. do Recife, os nossos sobrinhos Robson Veloso Góes, Ductor do Núcleo Alfa Laelso Rodrigues - APJ-GOB, acompanhado dos seus primos Andréa Camila, Ana Cecília, Wellington, Hildebrando e Ana Laura, os quais presidiram a Sessão Magna Ritualística e Pública de Admissão dos integrantes do nosso mais novo Núcleo Apejotista do Estado de Pernambuco, sendo, para a nossa alegria, o segundo Núcleo Apejotista do nosso Estado.

            A Diretoria Provisória do Núcleo Alfa FREI CANECA APJ - GOB, ficou constituída pela Sobrinha Thaiane Siqueira Santos, que foi eleita   DUCTOR (Presidente), por Renata, eleita  PRELETOR (Orador) e por Taiguara Rodrigues Silva, escolhida para funcionar como ESCRIBA (Secretário), a qual pode se ver na foto abaixo, no momento em que recebia do Presidente do Núcleo instalador, o Sobrinho Robson, os seus trajes ritualísticos, como a sua capa de Ductor e o Djé, símbolo da autoridade e, ao lado, já empossada no seu cargo.

         

  Entrega do manto a Thaiane                                    e com  o Ductor Robson, já empossada          

Eis, aqui, mais algumas fotografias que registraram o evento.

(clique na foto, para ampliá-la e ver o seu conteúdo)

 PÁGINA ANTERIOR