|
N Ú C L E O A L F A "F R E I C A N E C A" A P J - G O B (Vinculado à Loja Maçônica Estrela do Pajeú) |
|
Esta Of.'., por unânimidade, resolveu cumprir as determinações contidas na nossa Constituição Federal, no sentido de fundar e dar pleno apoio a um Núcleo da Ação Paramaçônica Juvenil - APJ, no nosso Or.'. e sob a responsabilidade direta da nossa Loja, a Aug.'. e Resp.'. Loj.'. Simb.'. ESTRELA DO PAJEÚ Nº 3549.
Os primeiros acertos aconteceram no último dia 20 de janeiro de 2005 da E.'. V.'., quando das solenidades do primeiro ano de fundação e de atividades maçônicas da nossa Loja, onde, com a presença do nosso Grão-Mestre Estadual, o Emin.'. Ir.'. JOSÉ MARCELO BRAGA SOBRAL, que nos trouxe todo o apoio necessário vindo do nosso Grão Mestre Geral,o Soberano Ir.'. LAELSO RODRIGUES.
E, nada mais oportuno do que a visita que recebemos nessa oportunidade, do sobrinho Robson, Ductor do Núcleo Alfa Soberano Laelso Rodrigues - APJ-GOB, do Or.'. do Recife, deste Estado de Pernambuco e vinculado à ARLS Vigário Bartolomeu Fagundes , que veio acompanhado de alguns sobrinhos e sobrinhas.
A Ação Paramaçônica Juvenil, denominada simplesmente de APJ, é a única instituição de âmbito nacional criada pela maçonaria e é destinada à formação dos nossos filhos, dos nossos sobrinhos, primos e primas, abrangendo ambos os sexos. O movimento apejotista tem como fim principal, como seu objetivo, desenvolver nos jovens o espírito de unidade e trabalho em equipe, a tendência à camaradagem, ao companheirismo, à lealdade nas competições, à coragem ante os desafios, despertando-lhes a consciência da responsabilidade, perante si próprios e o próximo, diante da família, da comunidade, da nação e do mundo. Que adotem atitudes e comportamentos dignos, procurando descobrir o senso do dever e os caminhos em que se cuide de preservar os rumos e os destinos da Nação, exemplificando e testemunhando que o bem geral tem precedência sobre o bem particular, e possam, na idade adulta, tornarem-se pessoas úteis, polidas, respeitadas, livres e de bons costumes,verdadeiros cidadãos prontos para transformar e proporcionar dias melhores à nossa Sociedade..
Por ato do Ven.'. Mestr.'. desta Of.'., o M.'.I.'. JOSÉ RODRIGUES SILVA JÚNIOR, foi criado o referido Núcleo da Ação Paramaçônica Juvenil da ARLS Estrela do Pajeú, tendo sido designado, nesta mesma ocasião, o Ir.'. Expedito Pereira Campos e a cunhada Nadja Rejane de Sá Barreto Alencar Oliveira, esposa do nosso Ir.'. Kléber, para serem os PRECEPTORES da nossa Loja junto ao referido Núcleo Alfa FREI CANECA - APJ-GOB, tendo os mesmos a responsabilidade de participarem de todas as reuniões do referido Núcleo Apejotista, sendo o elo de ligação entre o mesmo e a nossa Loja.
O Ductor Robson, com os futuros apejotistas (clique na imagem para ampliar) |
Finalmente, no último dia 19 de fevereiro de 2005, na sede da nossa Loja situada na Rua Barão do Rio Branco, nº 178 - 1º andar, compareceram aproximadamente 40 (quarenta) jovens de faixa etária situada entre 07 e 18 anos, acompanhados de seus pais, receberam as devidas explicações e orientações sobre o que significa o movimento apejotista para o futuro dos nossos filhos, os quais receberão orientações de como proceder para tornarem-se os futuros cidadãos de nossa terra, livres e de bons costumes. |
Compareceram do Or.'. do Recife, os nossos sobrinhos Robson Veloso Góes, Ductor do Núcleo Alfa Laelso Rodrigues - APJ-GOB, acompanhado dos seus primos Andréa Camila, Ana Cecília, Wellington, Hildebrando e Ana Laura, os quais presidiram a Sessão Magna Ritualística e Pública de Admissão dos integrantes do nosso mais novo Núcleo Apejotista do Estado de Pernambuco, sendo, para a nossa alegria, o segundo Núcleo Apejotista do nosso Estado.
A Diretoria Provisória do Núcleo Alfa FREI CANECA APJ - GOB, ficou constituída pela Sobrinha Thaiane Siqueira Santos, que foi eleita DUCTOR (Presidente), por Renata, eleita PRELETOR (Orador) e por Taiguara Rodrigues Silva, escolhida para funcionar como ESCRIBA (Secretário), a qual pode se ver na foto abaixo, no momento em que recebia do Presidente do Núcleo instalador, o Sobrinho Robson, os seus trajes ritualísticos, como a sua capa de Ductor e o Djé, símbolo da autoridade e, ao lado, já empossada no seu cargo.
Entrega do manto a Thaiane e com o Ductor Robson, já empossada
Eis, aqui, mais algumas fotografias que registraram o evento.
(clique na foto, para ampliá-la e ver o seu conteúdo)