Federada ao Sesquicentenário Grande Oriente do Brasil -G.·.O.·.B.·.

Jurisdicionada ao Grande Oriente de Pernambuco - GOPE

Or.·. Afogados da Ingazeira, Estado de Pernambuco

 

Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul

"MARIA LUIZA DE MORAES TEIXEIRA"

                             Foi fundada oficialmente no dia 19 de maio de 2007, em cumprimento ao Ato do Venerável Mestre da nossa Loja Maçônica "Estrela do Pajeú n° 3549", o M\I\José Rodrigues Silva Júnior, um Núcleo da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul, na nossa cidade.

                               As nossas cunhadas reuniram-se na sede da Associação Atlética Banco do Brasil - AABB, no dia 19 de maio de 2007 em confraternização previamente designada e efetuaram a fundação da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul e, em seguida,todos os presentes participaram de um lauto jantar em homenagem ao fato.  Foi uma noite marcante onde a tônica foi a harmonia entre a família maçônica gobiana.

                                O nosso Núcleo ficou denominado, por consenso, como FRATERNIDADE FEMININA CRUZEIRO DO SUL "MARIA LUIZA DE MORAES TEIXEIRA", como uma homenagem merecida a Dona Lulu, que foi esposa do nosso saudoso Ir\ Antônio Lisboa Teixeira, um maçom valoroso na nossa cidade. Por outro lado, Dona Lulu, como também é conhecida, é sogra do nosso Ir Júlio César Vilela Dantas, nosso Mestre de Cerimônias, pois é casado com a sua filha, a nossa cunhada Rosário.

                                  O Estatuto da Fraternidade Feminina foi posto em discussão, tendo sido aprovado por unanimidade, o qual, depois de eleita a primeira Diretoria, será enviado ao Venerável Mestre da Loja Maçônica Estrela do Pajeú para aprová-lo e enviar cópias para a Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul Nacional, situada em Brasília, a fim de ser registrada e emitida a sua Carta Constitutiva.

                                   A Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul é uma entidade paramaçônica feminina não iniciática, com número ilimitado de associadas e está diretamente vinculada à Loja Maçônica Estrela do Pajeú. Tem como princípios gerais a defesa dos deveres básicos condizentes com o amor á Família, a fidelidade e o devotamente à Pátria, a obediência á Lei e a dedicação à comunidade,o trabalho nobre e dignificante como direito inalienável, a livre manifestação de pensamento e a prática da tolerância, princípios basilares das relações humanas, respeitadas as convicções e a dignidade de cada pessoa, culminando com a promoção do reconhecimento e da defesa dos direitos universais da mulher. É, enfim, uma entidade onde não há discriminação de raça, nem de cor, nem de gênero e nem de religião.  Tem o dever de participar da coordenação e apoiar as atividades sociais, culturais e filantrópicas de organizações regulares paramaçônicas vinculadas ao GOB, dando particular atenção à Ação Paramaçônica Juvenil - APJ, aqui representada pelo Núcleo Alfa FREI CANECA N° 56, promover o bem-estar da família das associadas, incentivando sua promoção e integração na comunidade, estimular a prática da plena fraternidade entre as famílias das associadas, inclusive dos maçons inválidos ou falecidos, entre tantas outras atividades constantes do seu Estatuto. 

Quem são as associadas da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul? São as mulheres dos maçons da Loja Maçônica ESTRELA DO PAJEÚ, assim consideradas aquelas com eles civilmente casadas, ou que com eles mantenham união estável com tempo superior a 3 anos. Também, a critério da Diretoria Executiva da Fraternidade, poderão ser admitidas, mães, viúvas, irmãs, filhas e outras familiares de Maçons, bem como pessoas do sexo feminino de sua convivência, sendo que todas deverão ser maiores de 21 anos. Ainda comporão o quadro da Fraternidade Feminina, as antigas apejotistas integrantes do Núcleo Alfa Frei Caneca n° 56, que dele tenham sido desligadas em função de terem atingido a idade limite.

                                   Em reunião agendada para o dia 26 de maio próximo passado, a qual se realizou no Templo da ARLS Estrela do Pajeú n° 3549, foi eleita consensualmente a Diretoria da Fraternidade Feminina "Maria Luiza de Moraes Teixeira", para o biênio 2007/2009, que ficou assim constituída:

DIRETORIA EXECUTIVA:

 

Presidente:

MARIA DAS GRAÇAS PAIVA RODRIGUES SILVA

 

Vice-Presidente:

MARLUCE BRITO DE SIQUEIRA

 

Diretora-Secretária:

MARIA DO ROSÁRIO DE MORAES TEIXEIRA VILELA DANTAS

 

Diretora-Secretária Adjunta:

PATRÍCIA KALLINE FERREIRA PATRIOTA DE ALMEIDA

 

Diretora de Finanças:

MARNY GLEIDE TIMÓTEO BARBOSA DE QUEIROZ

 

Diretora de Finanças Adjunta:

MARIA JOSÉ FERREIRA ARAÚJO

 

Diretora Social e Cultural:

PASTORA GALDINO DE ALMEIDA LEMOS

 

Diretora Social e Cultural Adjunta:

GISELDA LÚCIA CAMPOS FERREIRA MORAES

 

CONSELHO FISCAL

Nádja Rejane de Sá Barreto Alencar de Oliveira - PRESIDENTE

Fernanda Pereira Barros Amorim Veras - SUPLENTE

Safira Chagas Mello Morais - SECRETÁRIA

Flauberta Jocélia Pereira Barros Campos - SUPLENTE

Márcia Cristiane de Siqueira Guimarães - MEMBRO

Marlene Leite da Silva Siqueira - SUPLENTE

CONSELHO CONSULTIVO

 Maria das Graças Paiva Rodrigues Silva

Nádja Rejane de Sá Barreto Alencar de Oliveira

Maria do Rosário de Moraes Teixeira Vilela Dantas

Marny Gleide Timóteo Barbosa de Queiroz

Pastora Galdino de Almeida Lemos

 

 RETORNAR À PÁGINA ANTERIOR