O SAGRADO ARCO REAL DA INGLATERRA,
A ORDEM DO TEMPLO
E
A ORDEM DE MALTA
Graças ao "Tratado de Reconhecimento" firmado entre a Loja-Mãe da Maçonaria, a Grande Loja da Inglaterra e o Grande Oriente do Brasil - G.'.O.'.B.'., este, - o GOB, - será a Potência Maçônica responsável pelo Sagrado Arco Real da Inglaterra, dos Cavaleiros Templários e dos Cavaleiros de Malta em todo o território brasileiro.
Isto significa dizer que todos os Mestres Maçons pertencentes exclusivamente ao Grande Oriente do Brasil e, com maior destaque, os jurisdicionados ao Grande Oriente de Pernambuco, poderão ser iniciados no Arco Real (não confundir como Real Arco, que é uma dissidência do Arco Real originário dos Estados Unidos da América e que não tem nada a ver com a GLUI da Inglaterra), sagrados Cavaleiros Templários e Cavaleiros de Malta. Este acontecimento é inédito na maçonaria brasileira e, coube ao Grande Oriente do Brasil a honra de propiciar estes aperfeiçoamentos aos seus Mestres Maçons desejosos de mais LUZ, SABEDORIA, PAZ INTERIOR, EVOLUÇÃO DA CONSCIÊNCIA e de PODER INICIÁTICO.
No próximo dia 1º de outubro de 2005, (um sábado) no Templo da nossa Aug.'. e Resp.'. Loj. Simb.'. DEVER E HUMANIDADE Nº 860, na cidade de Caruaru, deste Estado de Pernambuco, estarão presentes o nosso Soberano Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, Ir.'. Laelson Rodrigues, o Sapientíssimo Grão-Mestre Geral Adjunto, o Ir.'. Marcos José da Silva, o Grande Secretário Geral das Relações Maçônicas Exteriores, o Ir.'. Fernando Túllio Colacioppo Júnior, o representante da Grande Loja da Inglaterra e todos os Grãos-Mestres Estaduais do Grande Oriente do Brasil, além de Veneráveis Mestres, Mestres Instalados e Mestres Maçons do GOB, que se farão presentes para abrilhantarem essas solenidades maçônicas, que marcarão época dentro da maçonaria brasileira.
Nesse dia 1º de outubro de 2005, haverá a Consagração do Grande Capítulo Estadual dos Maçons do Arco Real do Grande Oriente de Pernambuco e, logo a seguir, serão realizadas as cerimônias de sagração e Instalação do M.'. Em.'. Ir.'. José Marcelo Braga Sobral como Gr.'. Sup.'. Est.'. do Grande Capítulo Estadual dos Maçons do Arco Real do Grande Oriente de Pernambuco. Os outros Grandes Orientes Estaduais do Grande Oriente do Brasil, nesse mesmo dia também sagrarão e instalarão os Grandes Capítulos dos seus Grandes Orientes.
Avental e Faixa usados pelos Maçons do Arco Real da Inglaterra
Após essa cerimônia, serão instalados os Capítulos Regionais dos Maçons do Arco Real, onde podemos destacar a instalação e sagração do Capítulo deste Or.'. de Afogados da Ingazeira, que congregará todos os Mestres Maçons pertencentes às nossas Lojas das cidades circunvizinhas.
Os Cavaleiros do Templo - (Milites Templi)
A Ordem do Templo, foi fundada em 1118 por Hugo de Payns e Godefroy Saint-Omer. Posteriormente, outros 7 Cavaleiros se uniram a eles. A nova Ordem seus nove obreiros fizeram um juramento ao Patriarca de Jerusalém, em que se comprometiam a proteger os peregrinos que viajavam para os lugares santos. Em 1227, São Bernard de Claraval lhes deu uma Regra e o Concílio de Troyes aprovou-a integralmente. Em pouco tempo veio a ser transformar na mais poderosa Sociedade Secreta da Idade Média e exerceu tremenda influência no desenvolvimento da civilização cristã. Na verdade, a Ordem do Templo se transformara numa Organização poderosíssima militar, econômica e misticamente.
Vestimenta ritualística atual dos Cavaleiros Templários, com a túnica braca, a capa e o solidéu
Oficialmente os Cavaleiros Templários desapareceram com a condenação do Grão-Mestre Jacques De Molay à fogueira, no ano de 1314, sob falsas acusações de que encobriam interesses poderosos. A Ordem do Templo, era, porém, inspirada em um princípio arquétipo - transhistórico, conhecido como o Espírito Cavaleiresco, que sempre permaneceu vivo. Agora, no 3° Milênio, os Cavaleiros Templários saem das sombras, novamente integrados à sua antiga missão sócio-espiritual, pois, a sua maior missão se consubstanciou no estímulo à virtude entre os bravos e fortes.
OS CAVALEIROS DE MALTA
Esta Ordem foi originalmente fundada em Jerusalém no ano de 1099, durante a Primeira Cruzada e ficou refugiada em Rhodes, no ano de 1308. A Ilha de Malta, que originou o seu nome, foi cedida à Ordem no ano de 1530, pelo Imperador Carlos V.
Podemos afirmar que os Cavaleiros Templários e os Cavaleiros de Malta, foram as principais Ordens de Cavalaria Medieval inspiradas pela Grande Fraternidade Branca e que tiveram um papel preponderante no desenvolvimento da civilização do Ocidente Cristão, O repositório do antigo conhecimento, mantido pelos Altos Iniciados da "Comunidade da Luz" (Grande Fraternidade Branca, Ordem de Melquisedeque ou Governo Oculto do Mundo), constitui uma grande bênção para o ser humano e auxiliará no desabrochar da consciência e no despertar espiritual.
Os Mestres Maçons que forem iniciados no Arco Real e sagrados Cavaleiros Templários e de Malta, receberão, após as cerimônias, o modelo da túnica branca, decorada com a Cruz de Malta, em vermelho e do solidéu, vestimenta litúrgica dos Cavaleiros, para que mandem confeccioná-las, bem como, cópias xerox da construção do Templo do Arco Real, da Capela dos Cavaleiros Templários e da Câmara dos Cavaleiros da Ordem de Malta, para que possam dispô-las e ornamentá-las como determinam os Rituais com o fim de funcionar imediatamente os Capítulos Regionais,que serão formados,com um número mínimo de 09 (nove) Mestres.
Em face das várias cerimônias que serão realizadas, o almoço e o jantar serão servidos no Salão de Banquetes das Lojas Dever e Humanidade, Grão-Mestre Jaime de Oliveira, Obreiros do Agreste e Humanidade e Progresso,sendo que toda a organização ficará a cargo do Ilustre Ir.'. Inaildo Gomes.
Para o conhecimento de todos, estarão à venda no recinto, os Rituais dos três graus iniciáticos (Arco-Real, Cavaleiro Templário e Cavaleiro de Malta) e, as vestimentas ritualísticas que são mostradas nas fotos abaixo, serão enviadas à cada Capítulo, para que o Principal do mesmo determine a sua confecção.
O Ir.'. Laelson Rodrigues, Soberano Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil - GOB, estará chegando a Pernambuco para a sua 3ª Visita Oficial, no próximo dia 30 de setembro de 2005, no Aeroporto Internacional dos Guararapes e será recepcionado pelos IIr.'., pelas nossas cunhadas integrantes da Fraternidade Feminina Cruzeiros do Sul, pelos nossos Apejotistas, pelos nossos Demolays e Filhas de Jó, pertencentes ao Grande Oriente de Pernambuco.
Após a recepção e visita ao GOPE, o Soberano Grão-Mestre Geral e sua comitiva se deslocará para a cidade de Caruaru, visitará as nossas Lojas Humanidade e Progresso, Jayme Oliveira e Esperança do Oriente. À noite desse mesmo dia, haverá uma Festa Branca no Templo da Loja Dever e Humanidade, oportunidade em que será outorgado o Diploma de "Membro Honoris Causa" da Academia Caruaruense Maçônica de Letras ao Sapientíssimo Grão-Mestre Geral Adjunto e ao Exmº Sr. Mendonça Filho, Vice Governador do Estado e a outorga da Comenda e Diploma de BENEMÉRITO DA ORDEM, ao Pod.'. Ir.'. Adilson Agrícola Nunes, Grande Procurador do Grande Oriente de Pernambuco.
O Soberano Grão-Mestre Geral cumprirá extensa programação até o dia 03 de outubro de 2005, sendo estes dois últimos dias já na nossa Capital Pernambucana, o Recife e estará retornando á Brasília no dia 04 de outubro.
Que o Grande Arquiteto do Universo o ilumine e o abençoe e a todos nós na nossa qualidade de condutores anônimos da sociedade.
A nossa Oficina ESTRELA DO PAJEÚ Nº 3549, comparecerá com uma Comitiva de 16 (dezesseis) Mestres Maçons, para que todos participem dessa grande solenidade, ímpar no nosso Brasil, para serem iniciados, instalados e sagrados na Ordem do Arco Real, dos Cavaleiros Templários e da Cruz de Malta e participarem da instalação e sagração do nosso Capítulo Regional no Vale do Pajeú.
|
Cavaleiro de Malta - Túnica vermelha com a Cruz de Malta branca, a capa preta com capús. |
ATENÇÃO, MEUS IRMÃOS!!!
Estão confirmadas as presenças em Caruaru, no próximo dia 01 de outubro de 2005, das seguintes autoridades maçônicas:
O Ir.'. Laelson Rodrigues, Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil (GOB), Ir.'. Marcos José da Silva, Sapientíssimo Grão-Mestre Adjunto do GOB, os IIr.'. Francis Mc. Cormick, Cláudio Enmel, Malcon Leo Curtis, Collin V. Foster e Plinio Genz, todos da Grande Loja Unida da Inglaterra, a Loja-Mãe da Maçonaria Universal, IIr.'. Fernando Tullio Colacioppo Júnior, Grande Secretário Geral das Relações Exteriores do GOB, Ir.'. Antônio Carlos de Azevedo Braga, Chefe de Gabinete do Grão-Mestre Geral do GOB, José Edmilson Carneiro, Grande Secretário Geral da Guarda dos Selos, Antônio Odonel Gomes de Araújo, Grande Procurador Geral do GOB, José Luiz de Araújo Barbosa, Grande Secretário Geral de Finanças do GOB, Oclécio Pereira, Grão-Mestre do Grande Oriente de Goiás, Cláudio Buono, Grão-Mestre do Grande Oriente de São Paulo, Heli Lopes, Grão -Mestre do Grande Oriente do Maranhão, Francisco Nunes, Grão-Mestre do Grande Oriente Estadual da Paraiba, Aderaldo Pereira, Grande Secretário de Relações Interiores Adj. do GOB, Ibrahim Salim, Grão-Mestre do Grande Oriente de Sergipe, João Pereira Mendes, Grão-Mestre do Grande Oriente de Alagoas, Luiz Carlos Franco, Grão-Mestre do Grande Oriente do Espírito Santo, Wilton de Carvalho, Grão-Mestre do Grande Oriente do Rio Grande do Norte, Cedraz, Grão-Mestre do Grande Oriente da Bahia.
Em face de já está prevista a inscrição de mais de 300 (trezentos) mestres-maçons às solenidades, o Grande Oriente de Pernambuco, por intermédio do Grande Secretário da Guarda dos Selos, comunica a todos os IIr.'. interessados que enviem as suas inscrições antecipadamente com o fim de evitar o atraso nas solenidades.
O Grande Oriente de Pernambuco está cobrando uma taxa de inscrição de R$ 80,00 (oitenta reais) dos Mestres-Maçons para as iniciações nos três (03) graus (Arco-Real, Cavaleiros Templários e de Malta), já estando incluído nesse valor, as despesas do almoço de cada irmão participante, que será realizado nas dependências do próprio Templo.